O retorno dos balaios: a recuperação da memória e da medicina ancestral do povo muisca de Bosa
Mostrar biografia dos autores
Este artigo analisa a maneira em que o povo muisca de Bosa, em Bogotá, revitalizou as práticas de medicina ancestral, apesar da perda de seus territórios devido à Conquista e à expansão urbana. A partir de um trabalho de campo realizado entre 2017 e 2019, descreve-se como alguns membros são reconhecidos como sabedores e como constroem uma «Casa Sagrada» ou Cusmuy para práticas tradicionais. Também são examinados os vínculos interculturais estabelecidos com povos indígenas do Amazonas, a Serra Nevada de Santa Marta e outros grupos muiscas, em um processo de redefinição espiritual e ritual. A narrativa do «retorno dos balaios» emerge como expressão de reconstrução da memória coletiva, vinculando reivindicações identitárias por meio de práticas ancestrais. Conclui-se que este projeto reflete dinâmicas de etnogênese em um contexto urbano, mais do que invenções da tradição, desde uma perspectiva qualitativa e etnográfica.
Visualizações de artigos 12 | Visitas em PDF 7
Downloads
- Alcaldía Mayor de Bogotá. (2013a). «Bogotá Humana» reconoce a pueblos indígenas y reivindica sus derechos. [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=H_H6VdTCgFI
- Alcaldía Mayor de Bogotá. (2013b). Retornando por el Camino de los Antiguos – El sendero para reorganizar la vida. Convenio interadministrativo N.° 169 de 2012 entre el IDT - Cabildo indígena Muisca de Bosa y el Instituto Distrital de Turismo de Bogotá.
- Alcaldía Municipal de Pasca. (2013). http://alcaldiapascaleidymarsela.blogspot.com/2013/08/la-balsa-de-eldorado-el-objeto-conocido_10.html
- Alianza entre Pueblos. (2004). Hacia una ciudad intercultural. Visión Panorámica de los Pueblos Indígenas, Afrodescendientes, Raizal y ROM que habitan en el Distrito Capital. Bogotá D.C. http://observatorioetnicocecoin.org.co/cecoin/files/GruposEtnicosBogotaVisionPanoramica.pdf.
- Banrepcultural (s,f). Muisca. https://enciclopedia.banrepcultural.org/index.php/Muisca
- Bohórquez, S. & Celis, Y. (2009). El despertar muisca en Sesquilé. (Tesis de grado). Corporación Universitaria Minuto de Dios, Bogotá.
- Bonilla, D. (2011). Indígenas urbanos y derechos culturales: los límites del multiculturalismo liberal. Revista Direito GV, 7(2). http://doi.org/10.1590/S1808-24322011000200009
- Cunnin E. (2003). Identidades a flor de piel. Lo «negro» entre apariencias y pertenencias: categorías raciales y mestizaje en Cartagena. Instituto Colombiano de Antropología e Historia, Universidad de los Andes, Instituto Francés de Estudios Latinos, Observatorio del Caribe Colombiano.
- Daza L., A. (1997). «El Sendero de la palabra», En Jardín Botánico José Celestino Mutis, La Maloca: Casa Grande, Jardín Botánico José Celestino Mutis.
- Durán, C. (2004). El Cabildo muisca de Bosa. El discurso de un nuevo movimiento social étnico y urbano. (Trabajo de grado). Universidad de los Andes, Bogotá.
- Durán, A. (2016). Btyscua: Hacia una «recuperación» sistémica de prácticas musicales muiscas. (Proyecto de grado). Universidad del Rosario, Bogotá. https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/20738/DuranVelascoAlejandro2016.pdf?sequence=4
- Fernández, M. (2014). La resignificación cultural mediante la acción colectiva frente a la expansión urbana. Un estudio diagnóstico sobre la problemática del territorio del Cabildo Indígena Muisca-Bosa periodo 1999-2013. (Trabajo de grado). Universidad del Rosario, Bogotá. https://repository.urosario.edu.co/handle/10336/8680
- Gómez. P. (2009). Los chyquys de la nación muisca chibcha: ritualidad, resignificación y memoria. Universidad de los Andes.
- Gómez. P. (2010). Pyquy, puyquy, cubum pensamiento, corazón y palabra: muiscas, performances e interculturalidad. Inpahu Fundación. Bogotá.
- Gros, C. (2012). Políticas de la etnicidad, identidad, estado y modernidad. Icanh. http://biblioteca.icanh.gov.co/DOCS/MARC/texto/306.08998G877p.pdf
- Hobsbawn, E. & Ranger, T. (Eds.). (1983). La invención de la tradición. Crítica.
- Londoño, E. (1996). El lugar de la religión en la organización social muisca. Boletín Museo del Oro, 40, 63-87. https://publicaciones.banrepcultural.org/index.php/bmo/article/view/6935/7180
- Luzardo, L. (2012). Aspectos pedagógicos del mito de Bagüe en la comunidad Muisca de Bosa. Una propuesta de creación dramatúrgica para títeres. (Tesis de grado). Universidad Pedagógica, Bogotá.
- Ministerio del Interior y Usaid. (2014). Políticas de reconocimiento: cabildos indígenas en contexto de ciudad. Usaid; ACDI VOCA. https://pdf.usaid.gov/pdf_docs/PA00M8K3.pdf
- Montagut, C. (2012). Épica ancestral. El abuelo Víctor Martínez Faikogne: Memoria indígena uitoto murui en el renacer de la comunidad muisca. Revista Taorayina, 2, 24-42.
- Morales-Hernández, L. (2015). Violencia Cultural, colonialismo y reetnización; el sentido de las prácticas en salud desde el punto de vista indígena. Revista de la Facultad de Medicina, 63(4), 699-706. https://doi.org/10.15446/revfacmed.v63.n4.50049
- Pumarejo, M. & Morales, P. (2003). La recuperación de la memoria histórica de los kankuamo: un llamado de los antiguos. Siglos XX-XVIII. Universidad Nacional de Colombia.
- Ranger, R. (1993). The Invention of Tradition Revisited: The Case of Colonialism in Africa. En T. Ranger & O. Vaughan (Eds.). Legitimacy and the State in Twentieth Century Africa (pp. 209-320). Monithers. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-349-12342-1_3
- Sánchez, L. F. (2011). Trasplantar el árbol de la sabiduría: malocas, maloqueros urbanos y comunidades de pensamiento en Bogotá. Cahiers des Amériques Latines, 66, 131-154. https://doi.org/10.4000/cal.501