Salvadores de salvadores: o humanitarismo como ferramenta para um modelo de desenvolvimento suportado na diferença
Mostrar biografia dos autores
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o setor humanitário a partir de experiências laborais em contextos de intervenção na Colômbia. Desde uma perspectiva situada, o texto desmonta a lógica bondadista que transpassa o humanitarismo contemporâneo, evidenciando como reproduz, de maneira sistemática, relações de poder baseadas no racismo, no sexismo, no classismo e no colonialismo. É analisada a maneira como os princípios humanitários – imparcialidade, neutralidade, independência e humanidade – operam como dispositivos que ocultam práticas de discriminação, indiferença e hipocrisia, legitimando um modelo de gestão das diferenças que garante a perpetuação das desigualdades estruturais. Por meio de uma revisão crítica do sistema de classificação (sexo/gênero, pertença étnica) e das noções de perspectiva diferencial e interseccionalidade no humanitarismo, propõe-se que esse setor não procura transformar as condições de opressão, mas que precisa sustentá-las para garantir sua existência e expansão. O artigo conclui com um convite para repensar as formas de solidariedade e ação social para além do dispositivo salvador que caracteriza o humanitarismo global.
Visualizações de artigos 9 | Visitas em PDF 7
Downloads
- Abrisketa, J. & Pérez de Armiño, K. (2024). Acción humanitaria: concepto y evolución. En Diccionario de Acción Humanitaria y Cooperación al Desarrollo. Hegoa. https://programamandela.aupex.org/wp-content/uploads/2024/03/Diccionario-de-Accion-Humanitaria.pdf
- Arias, J. & Restrepo, E. (2010). Historizando raza: propuestas conceptuales y metodológicas. Crítica y Emancipación, 2(3), 45-64. https://www.ram-wan.net/restrepo/documentos/historizando%20raza.pdf
- ChatGPT. (22 de enero de 2025). Respuesta a “¿cuál es el grupo poblacional que más interviene la ONU?”.
- De Lauri, A. (2021). El humanitarismo: una breve reseña (resumen). Perspectiva CMI, 4. Chr. Instituto Michelsen. https://www.cmi.no/publications/file/7783-el-humanitarismo-una-breve-resea.pdf
- Escobar, A. (2014). La invención del desarrollo. Universidad del Cauca.
- Giménez Arrieta, I. (2017). Una mirada crítica al «humanitarismo» desde los estudios pospositivistas. Revista CIDOB d'Afers Internacionals, 117, 173-196. https://www.cidob.org/publicaciones/una-mirada-critica-al-humanitarismo-desde-los-estudios-pospositivistas
- Hall, S. (2014). El espectáculo del otro. En: E. Restrepo, C. Walsh & V. Vich (eds.). Sin garantías (pp. 419-445). Envión Editores.
- Lamus Canavate, D. (2012). Raza y etnia, sexo y género: el significado de la diferencia y el poder. Reflexión Política, 14(27), 68-84. https://www.redalyc.org/pdf/110/11023066006.pdf
- Piedrahíta-Ramírez, L. F. & Restrepo-Arboleda, S. M. (2022). El humanitarismo va a la guerra: tensiones entre violencias, derechos humanos y humanismo militar en la posguerra fría. Co-herencia, 19(36), e102. https://publicaciones.eafit.edu.co/index.php/co-herencia/article/view/7117
- Quijano, A. (2014). Colonialidad del poder y clasificación social. En: A. Quijano, Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder (pp. 285-327). Clacso. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf
- Rubin, G. (1986). El tráfico de mujeres: notas sobre la «economía política» del sexo. Nueva Antropología, VIII(30), 95-145. https://www.redalyc.org/pdf/159/15903007.pdf
- Segato, R. L. (2007). Raza es signo. En: La nación y sus otros. Raza, etnicidad y diversidad religiosa en tiempos de políticas de la identidad (pp. 131-173). Prometeo Libros.
- Viveros Vigoya, M. (2016). La interseccionalidad: una aproximación situada a la dominación. Debate Feminista, 52, 1-17. https://doi.org/10.1016/j.df.2016.09.005
- Wittig, M. ([1992] 2006). El pensamiento heterosexual y otros ensayos. Editorial Egales.